Os principais propulsores de comportamento que irão impactar a mentalidade dos consumidores em 2023. serão: percepção do tempo, apatia,
esperança e
motivação cautelosa.
Hoje iremos ver sobre a
percepção do tempo - a incerteza induzida pela pandemia alterou nossa noção de tempo, transformando memórias e alimentando um foco renovado por um passado idealizado.
A pandemia, lockdowns subsequentes e reaberturas regionais variadas distorceram a noção de tempo das pessoas. Os dias pareciam se arrastar, enquanto os meses pareciam passar em um piscar de olhos.
Adicione a mudança repentina para adaptação de uma força de trabalho remota em vários fusos horários - de acordo com o Google Trends, “relógio mundial” (world clock) é um termo de pesquisa global emergente em 2020 (cresceu mais de 5.000%) - e o conceito de tempo parecia inexistente.
Cientistas batizaram essa percepção de falta de tempo como “paradoxo da quarentena”. O tempo se tornou um ponto focal coletivo – de encontrar formas para fazê-lo passar ou desfrutar dele.
As pessoas também estão buscando atividades calmas e alegres, que lembram um período mais simples da era pré-pandemia, como por exemplo, assar pães (em nível global, a venda de farinha disparou 238% na comparação anual), aprender jardinagem e organizar festas virtuais.
Essa percepção de tempo e memória compõe um traço comportamental mais amplo, chamado por psicólogos de “curva de reminiscência”.
#Trend #Coolhunting #Macrotendências
Fonte pesquisa: WGSN
“no nosso posicionamento de marca, quanto ao tom de voz (escrito), não utilizamos o caps lock, portanto, na nossa narrativa, não há letras maiúsculas, exceto para nomes próprios ou referentes ao cliente."